
O popular cafuné pode ser um santo remédio. E não é só para tratamento capilar não. Uma boa massagem ou mesmo um afago de levinho na cabeça alivia o mau humor, fadiga e até enxaqueca. É que a cabeça, incluindo a face, é rica em terminações nervosas.
O toque com ou sem pressão libera endorfina (um analgésico natural, que o próprio corpo produz), acelera a circulação sanguínea, aumenta a temperatura corporal e ajuda a desintoxicar o sistema nervoso. “Por isso tudo, promove a clareza mental e diminui os pensamentos obsessivos”, diz Lana Araújo. Associado a meditação, o cafuné ainda fortalece o sistema imunológico e acalma a mente, promovendo auto-estima, diz Eilean Bentley. “A massagem regular na cabeça também reduz o estresse, a depressão e a agressividade”, afirma ela, que aconselha a prática a pessoas de todas as idades – em criança e em idosos, porém, o toque deve ser mais leve. O ideal é que ela seja aplicada por outra pessoa para que o relaxamento seja total. Mas a auto-massagem também surte bons resultados, podendo até substituir um analgésico quando bater aquela dor de cabeça.
Nota: A milhares da anos atrás, Paulo escreveu em I Coríntios 13, acerca do amor. E ele aponta o amor como a maior das virtudes. Um cafuné nada mais é do que a demonstração real de carinho, fazendo o homem se sentir amado e querido. O legal é ver que algo tão simples, muitas vezes é esquecido pela maioria de nós. Muitas doenças que nossas famílias estão vivendo, podem estar ocorrendo por falta de amor. Você já pensou nisso?
Fonte: Sou vegetariano, e agora?
Nenhum comentário:
Postar um comentário