sexta-feira, 17 de julho de 2009

Amada Pátria, África!

Pessoal, estou demorando de postar porque estou colportando e não tenho tempo nenhum de ficar postando. Até o fim do mês vai ser desse jeito, mas tenham um pouco de paciência que vai voltar ao normal.

Nessa colportagem, eu fiz várias amizadas, um desses novos amigos é um cara de Cabo Verde – África. Esse cara tem um site e ele me mostrou um texto que ele fez, gostei muito e resolvi posta-lo aqui:



Eu me orgulho de você, da sua força, sua resistência. Não foram poucas as afrontas que suportastes, mas você venceu!

Terra minha! Pelas suas ruas, encontrei ruínas, devastações, pobreza, fome; vi rostos tristes, mãos suplicando pão, pés que não páram em busca de suprimento, desesperanças, lembranças de um passado sofrido por homens de mau coração. Não esquecerei nossa história. Fomos feitos escravos, nos consideraram sem valor, destruíram muitos de nós pelo simples prazer de matar; levaram nossa riqueza, não nos deram o respeito que merecíamos como seres humanos e nem fizeram caso disso.

Você é linda, meu mundo! Ainda hoje muita gente te vê com um olhar de desprezo: fome, seca, pobreza, mas para mim você é amada. Você tem potenciais. Seu povo sofreu, mas é forte. Lutamos muito e conseguimos nossa liberdade. Demorou, mas hoje somos livres. Seus filhos trabalharam arduamente para satisfazer aqueles desumanos opressores. Muitos não suportaram tanta injúria e jazem no pó. Ao ouvir contar sua história, não há como não entristecer. Fizeram de você objeto para satisfazer seus desejos. Enriqueceram á custa dos seus filhos, humilharam-nos, mas a justiça será feita. Deus é tão sábio para enganar-se.

Mamãe África! Aonde eu for, falarei com orgulho de você. Hoje estou distante de você, numa terra que teve uma história parecida com a nossa. Lembrar de você traz muitas saudades, você nos proporciona muita felicidade. Sinto saudades de sua paz, sua gente e sua beleza. No mundo inteiro podem existir lugares mais lindos, mas não trocaria nenhum deles pela sua beleza natural, sem igual, única.

Como Compensar?

Não há como recompensar os danos que te fizeram; não há nada que possa ser feita para apagar na memória dos seus filhos sua história. Seus lamentos ecoarão pelo mundo, mas mesmo assim poucos se interessam por isso. Mas é sempre assim.

Obrigado!

Dizemos um obrigado àqueles que sentiram compaixão de seus filhos que ainda sofrem e dividem seu pão com eles. Esse gesto de amor não esqueceremos. Deus abençoará essas mãos.

Escrito por: Isaias Cardoso

Fonte: IsaiasCV

Nenhum comentário:

Postar um comentário